Encontro Setorial

Data: 15/08/2012

A Nova Central São Paulo em conjunto com a FETICOM-SP e Sindicato da Construção Civil de Sorocaba promoveram nos dias 08 e 09 de agosto o I Encontro Setorial de Trabalhadores do Setor, em Sorocaba.

Mais esta grande iniciativa da central para estreitar e fortalecer o relacionamento de cooperação com as entidades filiadas, aconteceu de forma diferente e inusitada, dentro do canteiro de obras da Incorporadora Bercial, à Rua Isolina Leite Nascimento, 55, Jardim Portal da Colina.

Na abertura dos trabalhos, o presidente da Nova Central São Paulo, Luiz Gonçalves, destacou a importância de os sindicatos intensificarem o trabalho de base junto aos trabalhadores. “Temos que ampliar o diálogo junto aos companheiros para que suas necessidades sejam atendidas”, disse, citando, inclusive, que esta ação deve colaborar na redução do índice de acidentes.

As propostas e resoluções levantadas no transcorrer do Encontro, segundo Emilio Alves Ferreira Junior, que lidera a federação da categoria, devem servir para alavancar outros encontros desta característica no Estado de São Paulo.

Para o presidente do Sindicato local, Vitorino Gabriel, esta iniciativa premia a confirmação do trabalho e engajamento sérios que estão sendo realizados para valorizar a organização sindical na categoria. “Estou certo de que daqui sairão ações práticas e sólidas pelo fortalecimento da luta em defesa dos companheiros na Construção Civil”.

Nos dias de realização do Encontro Setorial estiveram presentes ao canteiro de obras mais de 200 pessoas entre lideranças sindicais de 16 cidades com entidades filiadas ou não à central, empresários de grandes empresas do setor, técnicos em segurança no trabalho e autoridades locais.

Abrimos, aqui, espaço para elogiar a participação marcante dos trabalhadores, que na ocasião, deixaram seus postos de trabalho para integrar-se conosco nas palestras, discussões e demais momentos de convivência.

As palestras realizadas foram, todavia, o ponto alto do evento, pois geraram linhas gerais de conhecimento e informação sobre eixos temáticos cruciais no setor, como: gestão de resíduos, saúde e segurança, organização sindical e impacto na econômica, respectivamente. Entre os palestrantes esteve: Sebastião Soares, Diretor de Comunicação da Nova Central.

Destaque para a coordenadora técnica do Comitê de Meio Ambiente do Sinduscon-SP, Lilian Sarrouf, com “Resíduos da Construção Civil”, o diretor de Saúde e Segurança no Trabalho da FETICOM-SP, Robinson Leme, com “Importância da Segurança nos Locais de Trabalho”, o diretor de Comunicação da Nova Central Nacional, Sebastião Soares da Silva, com “Relações Sindicais e Participação dos Trabalhadores”, e o economista e técnico do DIEESE, Ilmar Ferreira, com “Impacto da Construção Civil na Economia Brasileira”.

O I Encontro Setorial de Trabalhadores da Construção Civil teve seu encerramento com a proposição, em consenso, de uma série de ações futuras para melhora da organização sindical em defesa dos trabalhadores.

Assim, o documento síntese que qualifica este trabalho apresenta itens como a intensificação do trabalho na base, fortalecimento dos sindicatos em âmbito estadual, amplificação dos encontros por região, discussões temáticas (sustentabilidade, por exemplo), discussão tripartite, saúde e segurança no ambiente de trabalho, encontros específicos com as mulheres do setor e análise da conjuntura econômica.

“Tão inédito quanto o encontro realizado num canteiro de obras foi abrir espaço para esta discussão plural e solidária onde os todos os envolvidos lutem por uma categoria forte, pujante e que acompanhe o ritmo da Construção Civil no país”, disse Luiz Gonçalves.

Fonte: NCST/SP – 14/08/2012

Share